31.5.11

Sessão Formativa "Desporto: Um estilo de Vida"

Dr. Óscar Lopes, gestor do CMAD - Guimarães veio à escola EB 2.3 de Caldas das Taipas falar do DESPORTO como ESTILO DE VIDA referiu que:


"Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde emerge das experiências passadas em termos de estilos de vida, de exposição aos ambientes onde se vive e dos cuidados de saúde que se recebe. É um recurso da vida quotidiana e não apenas um objectivo a atingir, trata-se de um conceito positivo que valoriza os recursos sociais e individuais, assim como as capacidades físicas.
Os determinantes dos Estilos de Vida compreendem comportamentos adequados face à alimentação, exercício físico, gestão do stress, consumo de álcool e de tabaco. A escola assume particular destaque neste contexto de promoção de saúde e de estilos de vida, na medida em que consegue abarcar todas as crianças integradas no sistema de ensino. Acresce, o facto destas crianças permanecerem cerca de um terço do dia na escola onde podem consumir as refeições da merenda da manhã, almoço e merenda da tarde, além de actividades de Educação Física e de Desporto Escolar. Os comportamentos adquiridos em idades precoces tendem a manter-se na vida adulta!
Existem serviços de saúde que desenvolvem parcerias com as escolas no sentido de promover a saúde e prevenir a doença. O Centro Médico de Apoio ao Desporto (CMAD) é um serviço inovador e pioneiro no País e assume-se como um serviço social vocacionado para todos desportistas, estejam ou não integrados no sistema federado e/ou no escolar. Contando com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Administração Regional da Saúde, o CMAD é gerido administrativamente pela Tempo Livre e versa os seguintes objectivos:
• Desenvolver o protocolo do exame médico-desportivo para a prática desportiva federada, escolar e informal;
• Prestar serviços médico-desportivos, designadamente exames médicos, diagnósticos, sessões terapêuticas por meios físicos e avaliação funcional;
• Disponibilizar acompanhamento médico permanente, incluindo algumas áreas de especialidades, como a psicologia do desporto, nutricionismo, entre outras.
• Disponibilizar apoio técnico à actividade física informal através do acompanhamento, avaliação e rastreio da condição física.".