10.10.11

ANO LETIVO 2011-2012 - Implementação do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno



A implementação do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno do agrupamento surge no âmbito da lei nº 60/2009 de 6 de Agosto, que estabelece o regime de Educação Sexual em meio escolar, o qual, no artigo nº 10 declara que : “ Os Agrupamentos de Escolas do 2º/3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário devem disponibilizar aos alunos um gabinete de informação e apoio no âmbito da educação para a saúde e educação sexual “.
Este gabinete tem por objetivo:
-permitir aos alunos o acesso a informação para adoção de estilos de vida mais saudáveis;
-expor/dar encaminhamento/solução a problemas decorrentes das relações com a família, os amigos, os professores, dúvidas sobre sexualidade, drogas, relações afetivas, conflitos com os pais, projetos de vida;
-dinamizar atividades de promoção da saúde, em pequenos grupos de alunos, no âmbito das temáticas: saúde, ambiente e segurança;
-disponibilizar recursos educativos a utilizar na implementação das atividades previstas no Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento.
O Gabinete possibilitará aos alunos a oportunidade de dialogar com adultos que assegurarão abertura, disponibilidade, confiança e confidencialidade. Quando as questões colocadas ultrapassarem a competência da equipa do gabinete (professoras, psicóloga e enfermeira), os alunos serão encaminhados para estruturas que os possam apoiar de forma mais especializada.
Assim, pretende-se que este gabinete seja um espaço aberto a toda a comunidade educativa, nomeadamente alunos, pais, professores e assistentes operacionais O seu funcionamento será coordenado pela professora coordenadora de educação para a saúde do agrupamento e terá uma equipa multidisciplinar composta por profissionais na área da educação, psicologia e saúde